Neste guia, veremos de forma prática como configurar o plugin Yoast SEO em seu site ou blog. Mas primeiro, quero que você saiba para que serve este plugin, o que conseguiremos ao instalá-lo e por que você ainda não o instalou.
O plugin Yoast SEO é um dos plugins de SEO mais usados, se não o mais usado, para otimizar seu site em termos de posicionamento de SEO.
Este plugin é dividido principalmente em duas funções, a primeira é a configuração geral do plugin onde você pode configurar um grande número de configurações, otimizar muitos aspectos, criar seu sitemap.xml e robots.txt, editar o arquivo .htaccess, etc.
Um segundo recurso igualmente importante e útil é a otimização de SEO na página para cada página do seu site.
Além disso, este plugin é tão maravilhoso que te dá dicas, recomendações, truques… …
E você vai me dizer “Ok, eu já amo esse plugin, pare de me vender (isso é outro, é grátis) e me explique como usar!”. Então, vou começar:

Como o plugin Yoast SEO é configurado e otimizado?

yoast-seo

Configurações gerais do Yoast SEO

Como mencionei no início, este plugin consiste em duas seções principais. Primeiro, vamos dar uma olhada nas configurações gerais do plugin.
Para isso, é claro, você precisa ter o plugin instalado. Você sabe que é grátis, então vá para Plugins > Adicionar Novo e procure por ele no mecanismo de busca de plugins do WordPress. Se você preferir fazer o upload manualmente, você pode baixá-lo aqui.

Após a instalação, um aviso será exibido para ajudá-lo a configurar seu site. Se você quiser, pode pular (porque estou aqui para orientá-lo), ou pode fazê-lo, não é contraproducente.
Depois de se livrar do assistente de configuração, a primeira coisa que faremos é habilitar a opção de exibir as páginas de configurações avançadas. Em algumas atualizações, o Yoast SEO tem essa opção desabilitada por padrão, e poucas configurações parecem ser editáveis. Então, vá para SEO > Dashboard > Recursos e, em Páginas de configurações avançadas, selecione Ativado. E, claro, salve as alterações.

Perfeito, já temos todas as configurações.
Agora iremos ponto a ponto e preencheremos e editaremos as configurações. Se você usou o assistente de configuração, alguns campos já estão preenchidos, caso contrário, você pode preenchê-los agora ou usar o assistente de configuração novamente.

Yoast SEO > Painel

Nesta primeira guia e na guia Geral, o plug-in notifica você quando há um incidente de SEO, avisos, problemas, erros etc. e informa o que fazer para resolvê-los. Além disso, em Geral, você pode retornar às configurações padrão e abrir o assistente de configuração.
Na guia Recursos, habilitaremos todas as opções para aproveitar ao máximo o plug-in.
Em seguida, em Informações da Empresa, inseriremos todos os dados do nosso site ou blog: Nome, Logo, etc.
Na guia Ferramentas do Google para webmasters, verificaremos as ferramentas desejadas para desenvolvedores. Eu recomendo que você verifique pelo menos o Google Search Console. É muito simples, siga os passos que eles indicam e será verificado em instantes.

Yoast SEO > Títulos e metas

Passaremos para a seção Títulos e Metas. Nesta seção você pode escolher se deseja ou não indexar determinadas informações em sua página.
Em particular, é útil desabilitar taxonomias, tags e categorias para evitar que o Google o penalize por conteúdo duplicado.

Yoast SEO > Social

Nesta seção, você só precisa especificar a URL de seus diferentes perfis sociais, bem como configurar em cada uma das redes sociais se deseja adicionar os metadados do Open Graph (no caso do Facebook) ou os Twitter Cards (no caso do Twitter).
Não sabe o que são? Tenho certeza que você já viu isso muitas vezes antes, mas você não sabia como se chama. São aquelas “caixas” com uma imagem que, quando você clica nela, leva a um link, ou seja, não é uma imagem normal.

Por fim, você pode definir configurações específicas para esta página nas configurações avançadas. Por exemplo, se você não quiser que ele seja indexado.